segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Relatório 2008 - Ações de Cidadania

Relatório 2008 – Ações de Cidadania

Em nossa escola durante o ano de 2008 foram desenvolvidas várias ações com o intuito de conscientizar a comunidade da importância de exigir a nota fiscal e assim garantir que o imposto que pagamos seja aplicado em benefício de todos.
Para trabalhar o tema, inicialmente, os alunos dos anos iniciais assistiram o vídeo Clube dos Sem-Férias, que narra as aventuras de três amigos que se encontram no período de férias escolares e utilizam os conceitos de Educação Fiscal para analisar os mais diversos problemas e encontrar soluções para eles e, alunos dos anos finais, o filme Tributos: Que história é essa?, onde são apresentados os principais conceitos relacionados à história dos tributos, à cadeia produtiva e os nossos direitos e deveres como cidadãos. Nesse momento foi sugerido que os alunos assistissem com atenção, anotassem as propostas lançadas nos vídeo e extraíssem dos mesmos inspiração para realizar as demais tarefas.
Na sala de informática, foi utilizada a webquest educação fiscal: ações de cidadania para expor as tarefas solicitadas, apresentar subsídios para as suas construções e indicar como poderiam ser realizadas. Nessa atividade o aluno teria que levar o que aprendeu a outras pessoas da comunidade, para isso, foi sugerida a elaboração de um panfleto e a organização de uma apresentação de slide relatando o papel dos tributos na promoção do bem comum, explicando a respeito dos impostos que pagamos, como podemos fiscalizar a aplicação dos mesmos e a importância da nota fiscal.

Nenhum comentário: