quinta-feira, 13 de novembro de 2008

EDUCAÇÃO FISCAL: AÇÕES DE CIDADANIA

Marta Martilene Rodrigues Ribeiro Saavedra
Sandra Clara Facco Pigatto

Na sociedade atual é importante que estejamos conscientes da realidade social que vivemos, sejamos sensíveis às situações em nosso entorno e responsáveis em nossos deveres. Não podemos ficar alheios ao que ocorre no dia-a-dia, precisamos agir e levar o que conhecemos a outras pessoas para que juntos possamos transformar e melhorar a situação social contemporânea.
A Educação Fiscal na escola é uma ação que visa construir um novo conceito de cidadão, consciente de seu papel na sociedade e ciente de que sua participação nas decisões sociais é imprescindível.
Sendo assim, o Projeto Educação Fiscal: Ações de Cidadania desenvolvido na EMEF São Carlos, foi planejado para o segundo semestre deste ano, portanto, está em andamento, utiliza a metodologia WebQuest e tem o objetivo de trabalhar práticas de cidadania como forma de desenvolver valores e atitudes vinculados aos direitos e deveres do cidadão na vivência das suas relações sociais e culturais.
O trabalho é desenvolvido com turmas de 5º ao 9º ano e os alunos utilizando-se das tecnologias de informação e comunicação estão construindo slides, folders e blogs, demonstrando entusiasmo e apresentando uma nova postura em relação ao tema.
Com esse projeto espera-se despertar na comunidade escolar a importância social do tributo como instrumento de garantia do bem comum para que sejamos “sujeitos” do processo de construção de uma sociedade realmente mais humanitária.
Esse trabalho vamos apresentar no evento: “COMPARTILHANDO PRÁTICAS DE USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS”, que ocorrerá nos dias 25 e 26/11, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria/RS
A webquest que construímos para desenvolver esse trabalho e pode ser localizada no seguinte endereço: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=7773&id_pagina=1

Um comentário:

Rosaura Vargas disse...

Parabéns Pessoal!
São ações como essa que precisamos para incentivar mais pessoas a participarem do Programa de Educação Fiscal.

Cada um de nós fazendo a nossa parte, mudaremos o nosso PAÍS!

Na próxima terça-feira (18/11) acontece a final do 2º Festival Cid Legal Canta e Dança, no Park Hotel Morotin.

Um abraço
Rosaura Vargas - Coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal
Santa Maria - RS
www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal